Em momento turbulento na campanha presidencial dos EUA, com o atentado a Donald Trump e as dúvidas sobre a capacidade de Joe Biden de seguir na disputa, RFK Jr. aposta no público jovem e nas criptomoedas para se credenciar ao cargo.
“Se o Partido Democrata está procurando um candidato que possa derrotar Donald Trump, eles podem parar de procurar: eu sou o único que pode vencê-lo”, afirmou Robert Kennedy Jr. em um vídeo postado no X em 12 de julho.
Um dia depois, Trump foi vítima de um atentado a tiros durante um comício em Butler, na Pensilvânia, que resultou em uma morte e dois feridos, causando uma comoção nacional. Após o incidente, as chances de Trump vencer o atual presidente Joe Biden nas eleições marcadas para novembro deste ano atingiram recordes históricos nos mercados preditivos.
Se a situação do Partido Democrata já era delicada antes do ataque a Trump, o desempenho constrangedor de Biden no primeiro debate da campanha e a gafe pública de se dirigir ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, chamando-o de “Putin”, aparentemente tornam cada vez menores as chances de reeleição do atual presidente.
Some-se a isso o fato de que o contingente de eleitores que rejeita ambos os candidatos atingiu proporções inéditas na história da democracia americana – 25%, segundo pesquisa recente do Pew Research Center – criando um cenário para uma potencial ascensão do candidato independente RFK Jr.
RFK Jr. investe nas redes sociais
Como candidato independente, RFK Jr. está focado na conquista dos eleitores jovens. Para isso, sua campanha tem centrado esforços nas redes sociais, especialmente no X e no TikTok, devido ao potencial de engajamento que ambas possuem.
Embora não necessariamente se converta em votos, a estratégia tem dado resultados. Durante o mencionado debate presidencial transmitido em rede nacional pela CNN, Kennedy optou por realizar um evento paralelo online, transmitido no X, no qual respondeu em tempo real às mesmas perguntas direcionadas aos dois principais candidatos.
Segundo informações de sua própria equipe, 9 milhões de espectadores assistiram a RFK Jr. na internet, enquanto o debate oficial na CNN atingiu aproximadamente 47 milhões de pessoas, de acordo com dados da Nielsen.
Apesar da diferença, o evento paralelo mostrou que há um público significativo buscando informações e ideias à margem dos meios de comunicação tradicionais.
Ameaçado de banimento nos EUA, o TikTok tem sido uma das plataformas mais exploradas pela equipe de propaganda e marketing de RFK Jr., tanto pela ausência de Biden e Trump, cujas campanhas têm dado preferência a outros meios e redes sociais, quanto ao potencial de viralização da plataforma.
Um vídeo criado como resposta a um artigo da Vanity Fair que alega que RFK Jr. teria comido carne de cachorro durante uma viagem à Coreia do Sul, por exemplo, alcançou 6 milhões de visualizações. Na peça, o candidato independente prepara uma refeição para seus cães, enquanto brinca que precisava “reconquistar a confiança deles.”
Dispondo de verbas significativamente inferiores aos orçamentos de campanha de republicanos e democratas, RFK Jr. tem investido consistentemente em publicidade nas redes sociais.
Os investimentos em publicidade e a estratégia de engajamento nas redes sociais têm ajudado a aumentar significativamente a visibilidade da campanha de Kennedy. Especialmente em oposição a Donald Trump, que tem na performance midiática um de seus principais trunfos, vide a foto que o capturou com o punho cerrado, o rosto manchado de sangue, cercado por agentes de segurança sob a bandeira dos Estados Unidos, instantes após ter sido alvo de uma tentativa de assassinato.
Apoio da comunidade de criptomoedas
A guinada radical de Trump em favor das criptomoedas acabou roubando um dos principais apelos de RFK Jr. às novas gerações e à comunidade de criptomoedas.
Enquanto o Partido Republicano apenas na semana passada incluiu um parágrafo genérico sobre as criptomoedas na seção sobre inovação no programa de governo de Trump, a despeito das frequentes manifestações públicas, RFK Jr. propôs medidas concretas para adoção do Bitcoin
BTC
tickers down
R$355.377
como instrumento central de sua política econômica.
Antes mesmo de abrir mão de disputar as primárias do Partido Democrata para disputar as eleições como candidato independente em outubro do ano passado, RFK Jr. havia declarado a intenção de atrelar o dólar a “ativos fortes, como ouro, prata, platina e Bitcoin.”
Durante a conferência Consensus 2024, realizada no Texas em maio deste ano, Kennedy Jr. reiterou a ideia de incorporar o Bitcoin a suas políticas de gestão da crescente dívida dos Estados Unidos. Ancorar uma parte das reservas do país em ativos fortes exigiria uma maior disciplina financeira do governo, afirmou o candidato na ocasião:
“Acho que a única maneira de salvar o dólar é através do programa que delineei, atrelando-o a ativos como o Bitcoin. Se o efeito for positivo, poderíamos aumentar o percentual atrelado ao Bitcoin anualmente.”
Durante a participação na Consensus, RFK Jr. revelou possuir aproximadamente US$ 1,42 milhão em Bitcoin, além de ter dado 3 BTCs a cada um dos seus filhos:
“Desde que comecei esta campanha, comprei 21 Bitcoins.”7
A campanha de RFK Jr. também foi pioneira na iniciativa de aceitar doações em Bitcoin. Enquanto o candidato independente anunciou a medida em maio de 2023, ainda na fase de pré-campanha, Trump seguiu o mesmo caminho apenas um ano depois.
A oposição à adoção de uma moeda digital de banco central (CBDC) atrelada ao dólar é outra bandeira comum a ambos os candidatos. Igualmente, neste caso, RFK Jr. se antecipou a Trump na rejeição a uma CBDC americana.
RFK Jr. e Trump marcarão presença na “Bitcoin 2024”, que acontece entre 25 e 27 de julho em Nashville, no Tennessee. Trump fará sua estreia no principal evento dedicado ao Bitcoin dos EUA no sábado, 27 de julho. RFK Jr. voltará à conferência após ter sido um dos principais destaques da edição do ano passado, conforme noticiado no Cointelegraph Brasil na ocasião.